domingo, 31 de agosto de 2014

IMAGEM TIPICAMENTE JAPONESA OU DE ALGUNS PAÍSES ASIÁTICOS.





























Acredito que não exista uma imagem mais oriental, seja no Japão ou em outros países asiáticos.
Isto é uma plantação de arroz, pequena, acho que com dimensão de 10 a 12 metros quadrados.
Tirei esta foto da janela de onde estou morando atualmente, e acho incrível a disposição ou amor ao trabalho ou cultivo, mas esta pessoa, estava tirando matinhos no meio de tantas folhas verdes que eu, sinceramente, ia demorar uma eternidade para identificar o que deveria ou não ser tirado.
Tem outra coisa que ela também provavelmente estava fazendo, era verificar se tinha alguma praga atacando, embora, com a plantação tão bonita, acho pouco provável ter algum tipo de praga, mas existe..
Existem algumas pragas que são grandes, achava até bonitas, mas descobri assistindo a tv que eram pragas e quando atacam, destroem rapidinho as plantações.
Sendo o Japão um dos maiores consumidores de arroz, desde o desjejum (os mais velhos) até o jantar, plantação de arroz é o que vemos para todos os lados, principalmente se a cidade for mais interiorana como é o caso daqui. Porém, uma coisa que notei por aqui em Echizen, é que deve ter muito pouco produtor de hortaliças ou frutos, ou então, aqui é muito cidade para esse tipo de plantio, mesmo que em pouca quantidade, como via em outras cidades que morei nestes quase 9 anos de Japão.
Se tivessem alguns pequenos produtores de verduras, legumes e frutas, com certeza haveria uma barraquinha com os produtos a venda, com uma caixinha para colocar dinheiro, vendendo a preço de ¥ 100 (mais ou menos R$ 2,00 a unidade ou pacote) com preço único para facilitar na hora de deixar a moedinha como pagamento...
Para muitos brasileiros, isso é inacreditável, mas é assim que funciona, escolhemos o produto que queremos e deixamos o valor na caixinha, sem câmeras ou alguém vigiando. Tenha certeza, isso é o normal aqui no Japão, mesmo que seja inconcebível no Brasil e em muitos países subdesenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário