domingo, 31 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO COLOCADA EM PRÁTICA



Este prédio, fica perto do Central Park de Echizen-shi, e é público, acredito que seja algo relacionado com jovens.
Um dia antes dessa data na foto, teve uma tempestade de areia vinda da China, e as cidades ficaram cobertas delas...os carros, pareciam abandonados, de tanto pó que tinha em cima, e é claro, os vidros das janelas idem.
O que me fez fotografar esta cena, que as pessoas que estavam limpando as janelas e sacadas deste prédio, eram jovens voluntários, que por fazerem uso do mesmo, tem por (quase) natureza, limpar e cuidar daquilo que precisam usufruir.
Isso, para muitos ocidentais, parece trabalho escravo, ou talvez, pão durice da prefeitura, mas não é...
Aqui é normal cuidar da escola, do prédio, do pátio, do parque, das ruas, etc....
Logicamente, tem serviço de poda de árvores, manutenção delas, conservação, adubagem, feitas pelas prefeituras, como grandes obras do governo, mas quanto a limpeza, isso fica para a maioria das pessoas que são verdadeiras cidadãs (nem todas é claro) e tem consciência de que isso é necessário caso queira frequentar lugares limpos. Isso é ensinado desde muito pequeno, que não se deve jogar lixo na rua como não pode fazer isso dentro de casa...simples assim, mas isso leva muitas gerações de tempo e consciência, de que, mesmo que o outro na sua frente tenha jogado lixo no chão, o outro cata e joga no lixo para não deixar sujo...ou seja, se tem outro querendo levar vantagem, tem outro melhor que vai limpar aquilo, sem se sentir um otário ou trouxa.
Quem estiver lendo isso, deve achar que sou apaixonada pelo povo japonês, mas quanto a isso, sou, e sigo exemplo, mesmo sendo brasileira, pois não gostaria que me apontassem e dissessem que apesar dos meus traços serem de japoneses (sou nissei, filha de japoneses) TINHA que ser brasileira...isso existe (preconceito pelos brasileiros que acham que aqui é Brasil), e isso nem sempre é mentira, como muitos dizem que são injustiçados. Em algum ponto da vida, a pessoa quer levar vantagem, nem que seja furar uma fila, fazer gato de internet, etc...e arriscam, até irem presos, e muitos comentarem no Facebook, que os brasileiros são os únicos que vão presos, ou algo desse tipo...um absurdo de ignorância, pois a maioria não entende japonês e não assistem tv japonesa para ver que os crimes cometidos pelos japoneses ou estrangeiros, são divulgados igualmente, até mais dos japoneses, pois vão dando detalhes do crime em todos os noticiários do dia, e no dia seguinte, outro detalhe e assim vai, uma semana ou até repetem mes a mes até esclarecerem o motivo do crime.
Ah, isso foi mais um desabafo, pois de pequenas coisas, como, ser dedo duro no Brasil, aqui é informar a polícia, e por denúncias muitas vezes, os bandidos são presos, evitando assim, outros crimes.
Naturalmente, desde a época que estive aqui para estudar em 1978, o Japão se tornou violento, tem crimes todo santo dia, mas mesmo assim, seria ainda como o Brasil dos anos 60/70, onde só precisávamos cuidado para atravessar a rua, ou não andar totalmente distraído com dinheiro na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário