domingo, 31 de agosto de 2014
EDUCAÇÃO COLOCADA EM PRÁTICA
Este prédio, fica perto do Central Park de Echizen-shi, e é público, acredito que seja algo relacionado com jovens.
Um dia antes dessa data na foto, teve uma tempestade de areia vinda da China, e as cidades ficaram cobertas delas...os carros, pareciam abandonados, de tanto pó que tinha em cima, e é claro, os vidros das janelas idem.
O que me fez fotografar esta cena, que as pessoas que estavam limpando as janelas e sacadas deste prédio, eram jovens voluntários, que por fazerem uso do mesmo, tem por (quase) natureza, limpar e cuidar daquilo que precisam usufruir.
Isso, para muitos ocidentais, parece trabalho escravo, ou talvez, pão durice da prefeitura, mas não é...
Aqui é normal cuidar da escola, do prédio, do pátio, do parque, das ruas, etc....
Logicamente, tem serviço de poda de árvores, manutenção delas, conservação, adubagem, feitas pelas prefeituras, como grandes obras do governo, mas quanto a limpeza, isso fica para a maioria das pessoas que são verdadeiras cidadãs (nem todas é claro) e tem consciência de que isso é necessário caso queira frequentar lugares limpos. Isso é ensinado desde muito pequeno, que não se deve jogar lixo na rua como não pode fazer isso dentro de casa...simples assim, mas isso leva muitas gerações de tempo e consciência, de que, mesmo que o outro na sua frente tenha jogado lixo no chão, o outro cata e joga no lixo para não deixar sujo...ou seja, se tem outro querendo levar vantagem, tem outro melhor que vai limpar aquilo, sem se sentir um otário ou trouxa.
Quem estiver lendo isso, deve achar que sou apaixonada pelo povo japonês, mas quanto a isso, sou, e sigo exemplo, mesmo sendo brasileira, pois não gostaria que me apontassem e dissessem que apesar dos meus traços serem de japoneses (sou nissei, filha de japoneses) TINHA que ser brasileira...isso existe (preconceito pelos brasileiros que acham que aqui é Brasil), e isso nem sempre é mentira, como muitos dizem que são injustiçados. Em algum ponto da vida, a pessoa quer levar vantagem, nem que seja furar uma fila, fazer gato de internet, etc...e arriscam, até irem presos, e muitos comentarem no Facebook, que os brasileiros são os únicos que vão presos, ou algo desse tipo...um absurdo de ignorância, pois a maioria não entende japonês e não assistem tv japonesa para ver que os crimes cometidos pelos japoneses ou estrangeiros, são divulgados igualmente, até mais dos japoneses, pois vão dando detalhes do crime em todos os noticiários do dia, e no dia seguinte, outro detalhe e assim vai, uma semana ou até repetem mes a mes até esclarecerem o motivo do crime.
Ah, isso foi mais um desabafo, pois de pequenas coisas, como, ser dedo duro no Brasil, aqui é informar a polícia, e por denúncias muitas vezes, os bandidos são presos, evitando assim, outros crimes.
Naturalmente, desde a época que estive aqui para estudar em 1978, o Japão se tornou violento, tem crimes todo santo dia, mas mesmo assim, seria ainda como o Brasil dos anos 60/70, onde só precisávamos cuidado para atravessar a rua, ou não andar totalmente distraído com dinheiro na mão.
IMAGEM TIPICAMENTE JAPONESA OU DE ALGUNS PAÍSES ASIÁTICOS.
Acredito que não exista uma imagem mais oriental, seja no Japão ou em outros países asiáticos.
Isto é uma plantação de arroz, pequena, acho que com dimensão de 10 a 12 metros quadrados.
Tirei esta foto da janela de onde estou morando atualmente, e acho incrível a disposição ou amor ao trabalho ou cultivo, mas esta pessoa, estava tirando matinhos no meio de tantas folhas verdes que eu, sinceramente, ia demorar uma eternidade para identificar o que deveria ou não ser tirado.
Tem outra coisa que ela também provavelmente estava fazendo, era verificar se tinha alguma praga atacando, embora, com a plantação tão bonita, acho pouco provável ter algum tipo de praga, mas existe..
Existem algumas pragas que são grandes, achava até bonitas, mas descobri assistindo a tv que eram pragas e quando atacam, destroem rapidinho as plantações.
Sendo o Japão um dos maiores consumidores de arroz, desde o desjejum (os mais velhos) até o jantar, plantação de arroz é o que vemos para todos os lados, principalmente se a cidade for mais interiorana como é o caso daqui. Porém, uma coisa que notei por aqui em Echizen, é que deve ter muito pouco produtor de hortaliças ou frutos, ou então, aqui é muito cidade para esse tipo de plantio, mesmo que em pouca quantidade, como via em outras cidades que morei nestes quase 9 anos de Japão.
Se tivessem alguns pequenos produtores de verduras, legumes e frutas, com certeza haveria uma barraquinha com os produtos a venda, com uma caixinha para colocar dinheiro, vendendo a preço de ¥ 100 (mais ou menos R$ 2,00 a unidade ou pacote) com preço único para facilitar na hora de deixar a moedinha como pagamento...
Para muitos brasileiros, isso é inacreditável, mas é assim que funciona, escolhemos o produto que queremos e deixamos o valor na caixinha, sem câmeras ou alguém vigiando. Tenha certeza, isso é o normal aqui no Japão, mesmo que seja inconcebível no Brasil e em muitos países subdesenvolvidos.
MC DONALD‘S NA PRIMAVERA 2014
Se em alguma primavera passada, postei uma embalagem de leite com flores de cerejeiras, aqui tem o lanche do McDonald‘s com pão feito com pétalas da flor de cerejeira e o suco da cereja, que não sei dizer se isso tudo é natural, ou tem muito de artificial, pois o suco, na verdade, é um refrigerante com gás, e o pão é apenas rosado..
Não dá para sentir o gosto, mas achei até bom, pois fiquei na dúvida se ia provar o lanche e o refrigerante, achando que poderia ser perfumado, ou talvez doce, sabe-se lá como.
Tive experiências com pães com margarina que queria colocar umas fatias de mortadela que tinha conseguido comprar numa loja de produtos brasileiros e a margarina vinha com açúcar. Preferi comer a mortadela, mas deixei o pão pra lá.
A comida em geral, tem gosto adocicado, que para o paladar brasileiro, não me agrada muito.Talvez porque goste de salgado com sal e doce com açúcar, distintamente. Talvez um paladar infantil, não nada muito exótico, mas um agridoce, até consigo comer, em comida chinesa por exemplo.
Aqui abaixo, está o lanche já mordido, é um hamburger e nem me lembro do resto, pois demorei muito para postar, pois já estamos no outono e na verdade, não gravo detalhes até do que eu comi há alguns meses atrás.
Assinar:
Postagens (Atom)