sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

INVERNO 2013>2014


Cá estamos, no meu parque predileto, para tirar fotos do inverno, que apesar de muito frio, vale a pena eternizar, pois também tem uma paisagem tão bela quanto a primavera e o outono
Procurei colocar as fotos em seguida ao post de outono para facilitar a comparação e visualizar como o mesmo lugar pode mudar tanto por termos estações de ano tão distintas como aqui no Japão...
Para quem não viu o post de outono, este é o Parque Lady Murasaki (Murasaki Shibiku Park) que fica em Echizen shi, que é onde moro, num bairro perto do trabalho de minha filha.


 O mesmo lago, que vimos em outras fotos e em outras estações chega a congelar na superfície, mas dá para as pobres carpas sobreviverem, pois tem resistência pra isso...uma paisagem que mesmo por fotos, dá um certo frio, pois imagino quanto gelada deve estar essa água esbranquiçada de gelo...



 Aqui, a Lady Murasaki, iluminada, pois a hora que marca na foto é real e já estava escurecendo...coisa normal no inverno...e por isso, a iluminação.


 Essa neve é o resultado de dois dias de neve não muito forte e com flocos bem delicados...nevou quase que os dois dias inteiros e talvez um pouco a noite. Aquela montanha ao fundo, é a que fica ao lado de casa, e está postada mais abaixo.


 Acho que não tenho muito o que comentar, pois imagem diz mais que palavras nesse caso...
Para esclarecer, essas estacas na maioria das árvores e plantas, são para proteger os galhos do peso da neve para que não se partam...e isso é feito todos os anos, em todas as árvores de parques, que são muitas. A prefeitura cuida disso, acredito que com serviço terceirizado .



 Sempre tento tirar as fotos pensando que sejam no mesmo lugar, mas, o zoom, não me lembro quanto, então ficam um pouco diferente, uma foto que tirei no outono com a que tirei no inverno por exemplo, no que se refere ao tamanho ou distância.


 Lady Murasaki mais de perto...o que tem ao redor da estátua coberta de neve são diversos pés de azaléas, que estão bem seguras com estacas de bambus, como a maioria dos pinheiros também..



 Essa é a ponte em arco do centro do parque, coberta de neve, mais ou menos uns 10 centímetros, e não foi muito fácil atravessá-la, principalmente perto da descida, pois já tinha congelado um pouco da base da neve e isso se torna extremamente escorregadio....


 Dá para perceber nitidamente o lago congelado na superfície, e como todos os parques, sempre tem uma casinha, tipo um gazebo, na beirada da água, para as pessoas ficarem sentadas, principalmente no calor.


 Isto, é um banheiro público do parque, tem relógio pendurado do lado de fora, não tem portão para fechar o parque, e tudo continua limpo e no seu devido lugar...segurança de um país de primeiro mundo e de um povo secularmente educado a respeitar tudo e todos...



 Mudando de parque, este é o Parque Nishiyama, que também está nas fotos do post de outono..a paisagem mudou totalmente, um pouco triste talvez, mas continua sendo lindo,  pois nos 9 invernos que passo aqui, apenas um deles não vi neve de perto por morar bem mais pro sul e também mais para o leste, ou para o lado do Oceano Pacífico que neva um pouco menos do que o lado oposto, que é o Mar do Japão que banha as encostas.. 



As azaléas, do Nishiyama Park, rodeadas de neve e com estacas protetoras de bambus e cordas que seguram seus delicados galhos contra o peso da neve.


 Uma passagem para outra parte do parque, com ginkgo biloba, sem folhas, apenas com os galhos que foram podadas, antes do inverno, margeando o caminho...o morrinho a direita, são também as centenas de pés de azaléas...


 Um visão geral da entrada do Parque Nishiyama...essa pilastra em triângulo, na cor lilás, está sobre a passarela que descrevi no post de outono, que liga uma montanha a outra, onde está o parque..
A esquerda, está o zoológico, e a direita, as escavações arqueológicas..e podemos ver de perto os pés de azaléas com as estacas de bambus com as cordas segurando seus galhos...é um trabalho imenso, pois tem muitos pés delas.


 Todas as plantas mais baixas são pés de azaléas, que na primavera, dão um show, pois se enchem de flores e por isso tanto cuidado com elas...imagine fazer esse trabalho de fincar um bambu e puxar cordas em quase todos os galhos de cada pé de planta...


 Uma das entradas do parque, que fotografei pois vi até os galhos das árvores com muito musgo ainda verde, e com a neve em cima, pousando mesmo sobre o musgo...lindo...a neve do chão não poderia estar bonita, pois passam muitos carros, pois é uma avenida que dá acesso para a capital da provincia de Fukui (Fukui Ken)


 Toda essa vastidão, são terras para plantio de arroz, que ficam verdinhas e depois um pouco amarelas do galho e da casca do arroz quando estão próximos da colheita (setembro/outubro)...depois, alguns plantam trigo, outros não...e agora, apenas branco da neve e muito frio..


 Essa é a montanha mais alta da região, que tem 780 metros de altura e que é onde começa o inverno visual, pois é nesta montanha que vemos neve em primeiro lugar...seria nosso termometro ou um marco para avisar que o inverno está chegando..ah, esse quadro em primeiro plano é propaganda política...aqui também colocam placas dos candidatos, mas onde é permitido e pré determinado.


 A casa em frente onde moro, e como o vento sopra na direção deles, o carro está com muito mais neve, do que os carros que estão no primeiro plano, que estão protegidos pelo prédio onde moro...e o mais lindo são as árvores sem folha nenhuma, ficar com neve em seus galhos...uma pena que cai rapidamente, mas parecem enfeitados com algodão como se fazia nas árvores de Natal no Brasil que não tem neve...


 Essa é a montanha que fica ao lado, acredito a menos de 100 metros da janela do apto que moramos, e essa neve que está pendente, está sobre os bambuzais, e dá essa imagem de mais frio e tenebroso mesmo...pois nas árvores sem folhas, fica bem bonito e mais delicado...
Notem o detalhe dos fios de eletricidades, estão com neve, e quando caem, congelados, em cima de carros que estão passando, dá para assustar, pois são gelinhos pontiagudos que fazem um barulho razoavelmente assustador.


 Adoro fotografar plantas e no inverno não poderia ser diferente...cada arvorezinha com folhas ou sem, que tiver neve, é para eternizar e aqui estão, em cima e em baixo...são os algodões que coloquei nas árvores de Natal no Brasil, quando era criança ainda...e aqui, posso ver de perto e pegar na mão, a neve, fofa e gelada que pode ser perigosa quando congela, com tombos e derrapagens de carros, mesmo usando obrigatoriamente pneus para usar no inverno, pois nunca se sabe quando e nem onde podemos pegar um caminho com neve.




 
  Na verdade, quando a neve acaba de cair, fininha, parece mais açúcar de confeiteiro sobre a árvore e o muro...








 Parece cenário modificado e atualizado de João e Maria, com as casas cheias de açúcar de confeiteiro e prontas para serem guloseimas..no caso, aqui, um carro e uma bicicleta


2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar essas fotos e teus comentários!! É muito bonito! Eu gosto de verdade do verdadeiro inverno e suas paisagens!
    É muito bonito ver isso e muito prazeroso, mas ao mesmo tempo é triste para mim porque não pude aproveitar essas coisas... Eu vou também algum dia me mudar daqui, ir viver num lugar onde as estações existam (onde não seja verão todo o tempo)...

    ResponderExcluir
  2. Olá Mozart, obrigada por visitar o meu blog e ter gostado das paisagens do inverno japonês...
    Também gosto dessas mudanças acentuadas de estações, mas tem o lado ruim, a temperatura é bem agressiva, no verão, um calor abafado e pegajoso, e no inverno, um frio que não tem como se agalhar do vento que entra por qualquer frestinha da casa ou mesmo de roupas, quando estamos fora de casa...
    Acho que no Brasil, apesar de não poder apreciar essas lindas paisagens, podemos plantar e colher tudo que queremos, pois o clima tropical favorece quase todas as plantações de hortaliças e frutas...então, o que quis dizer com tudo isso, que tudo tem o seu lado positivo e negativo, mas uma coisa que lhe garanto que apesar de alguns casos, aqui é o lugar muito seguro em termos de criminalidade, o que podemos usar o que quisermos em público, sem o perigo de sermos assaltados...e isso, em qualquer lugar do mundo, é muito bem vindo, afinal, a violência está solta, mas menos em alguns lugares, mais em outros e exageradamente em outros, que acho que é o caso do Brasil...o que me convenceu de ficar por aqui o resto de minha vida, naturalmente, caso não seja obrigada a sair daqui por causa de alguma catástrofe da natureza, que aqui tem bastante.
    Seja bem vindo, se um dia resolver vir morar por essas bandas. Basta ter descendência japonesa, ou ser casado com uma e ter muuuuuita vontade de trabalhar em pé no mínimo 8 horas por dia (coisa rara)
    Abraços e mais uma vez, obrigada por visitar o meu blog

    ResponderExcluir