sábado, 27 de março de 2010

RUAS SEM CALÇADAS NO JAPÃO

Lá no fundo, do lado esquerdo, naquele galpão comprido de cor acinzentada, está a fábrica onde trabalho...e quase que 50% das ruas que caminho por 20 minutos, são assim, sem calçadas, e com um canal de águas passando de cada lado...e nesta rua onde trabalho e que caminho por apenas dois ou tres minutos, morro de medo, pois o espaço que tenho para andar é estreito e como na volta sou obrigada a andar do lado direito pois é a minha rota, e os carros fazem essa curva, naturalmente abrem um pouco e sempre tenho a impressão de cair num desses canais de água...deste lado nem tem guard rails como do outro lado da rua...ainda bem que são rasos...mas já ouvi relatos de muitos colegas que cairam de bicicleta justamente para desviar de carros que fazem uma curva mais aberta...
A direção dos veículos é exatamente ao contrário do Brasil como é na Inglaterra...pois os volantes estão do lado contrário...então na faixa a esquerda da foto, estão indo para o fundo da foto e na direita, estão vindo...affff, ainda não me acostumei com isso...tenho que pensar muito para escrever o lado correto que andam os veículos por aqui e também tenho que pensar quando o micro-ônibus para de outro jeito dentro do estacionamento da fábrica para saber em qual lado está a porta...afinal, vivi uns 95% de minha vida no Brasil, então, para acostumar com essa direção ao contrário é bem mais complicado do que se possa imaginar...
Um dos motivos de não querer dirigir aqui no Japão embora já até tenha renovado a minha habilitação, não sinto a mínima segurança...por isso, para atravessar ruas, prefiro olhar para os dois lados, pois nunca sei de imediato de qual lado veem os carros...
Ah, essa placa do lado direito da foto,  com dois rostos masculinos, eh propaganda politica...aqui tambem tem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário